O que é a ATACTEAM

Logo ATACTEAM

ATAC que significa Advanced Tactics Airsoft Combat, é uma equipa de Airsoft (SoftAir) criada por Maia Coimbra e Filipe Fernandes, em Fevereiro 2011 e apresentada ao público em 12 Junho do mesmo ano com um jogo inaugural.
O objectivo de fazer uma equipa de treino desta modalidade, é poder praticar o airsoft em convívio com colegas, amigos e camaradas e também participar nos encontros e/ou campeonatos Regionais, Nacionais e Internacionais de Airsoft.

A equipa ATAC também nasce da necessidade de praticar, cada vez mais, esta actividade dentro das regras de segurança e leis vigentes e a divulgação das mesmas no seio dos praticantes e público em geral.
De momento a esquipa está inserida no Clube TSK.

Lema
a frase “A sorte protege os audazes.” ou “A sorte favorece os bravos“, em latim “Audaces fortuna iuvat“, foi criada famoso poeta romano Virgílio que escreveu obras como “As Bucólicas” ou a “Eneida“.

A frase é usada por algumas forças de elite pelo mundo fora assim como os comandos portugueses que também a adoptaram também e a titulo de curiosidade também a mesma frase é usada pelo clube irlandês Linfield Football Club.

O mesmo lema adoptou a equipa ATACTEAM desde a sua criação.

Normas, Regras e Clausulas dos Jogos Realizados por ATACTEM

Todas as Normas, Regras ou Clausulas especiais dos jogos realizados pela equipa ATACTEM serão sempre anunciadas previamente em Briefing publico pré jogo ou em Briefing “in loco” no momento inicial do jogo.

– AUTORIZAÇÕES e Informações às Autoridades

Os campos de jogo ATACTEAM serão sempre campos com autorização por escrito assim como o aviso às autoridades no 5 dias previstos na lei e sempre que nos for solicitada essa documentação será de imediato mostrada, quer a autoridades quer a jogadores.

– VIZINHO SEGURO

Desde praticamente o inicio da equipa que realizamos um documento que é entregue em mão ou caixa postal avisando os vizinhos circundantes de realização de jogo ou jogos na sua zona de residência.

– PERÍMETRO DE SEGURANÇA e SAFE ZONES

Todos os obstáculos considerados nocivos para o jogador serão identificados em campo com fita sinalizadora assim como as respectivas áreas de segurança ( Safe Zone).

O perímetro de segurança / limítrofe do jogo será igualmente identificado quer para os jogadores quer para os transeuntes.

– CONDIÇÕES DE PRATICANTE Airsoft em Jogo:

Serão apenas admitidos em campo de jogo os jogadores com a subscrição em dia numa APD, subsequentemente a sua idade mínima legal também.

– RÉPLICAS:

Serão admitidas todas a réplicas de armas de fogo Classe G em jogo com ou sem pintura obrigatória por lei, sendo a mesma inteiramente da responsabilidade do jogador em campo.

Os jogadores podem usar armas principais ou secundárias.

– CARREGADORES

Caso seja especifico no determinado tipo de jogo e respectivamente anunciado em pré Briefing, serão admitidos em jogos realizados pela ATACTEAM todo o tipo de “Mags” , Mid Caps , Real Caps , High Caps, sendo os mesmos da responsabilidade do jogador.

– BBs Tipos e Pesos

São permitidas todos os pesos e tipos de bbs plásticas nos jogos realizados pela ATACTEAM, salvo excepção em contrario anunciada em pré Briefing, como exemplo o uso obrigatório de BBs bio degradáveis em determinado jogo e sendo as mesmas da responsabilidade do jogador.

As BBs de metal e de vidro são totalmente proibidas.

– CONDUTA MORAL:

Aconselha-se sempre uma boa conduta moral em campo assinalando sempre que possível a “morte de jogador” a fim de evitar os ditos “imortais” , assim como camaradagem e entre ajuda em campo.

– PROTECÇÕES:

São da total responsabilidade dos jogadores a questão da protecção Ocular, Facial e Corporal, não obrigando a ATACTEAM a nenhum comportamento ou equipamento adoptado em campo, no entanto para jogos de CQB realizados por nós, aconselhamos protecção máxima possível a fim de evitar lesões, principalmente no rosto.

– CONDICÇÕES DE POTÊNCIA de Replica:

Salvo raras excepções como armas de “Snipers “ ou “Armas de Varrimento / Suporte de Esquadrão”

Não aceitaremos potências acima das estabelecidas por lei e em caso de “denuncia” em jogo poderemos realizar um teste de despiste a uma determinada réplica em causa, aconselhando o jogador e mudar para outra arma em jogo com potências dentro da lei estabelecida.

– MORTE EM JOGO:

As mortes em jogo serão sempre sinalizadas por pano vermelho que o jogador colocara sobre a cabeça, no ombro / arma ou outro local devidamente visível

– ACUSAR ESTADO DE MORTO em Jogo:

O jogador que for morto em jogo , caso clausula em contrario gritará ” – Morto ! ” levantando os braços ou a respectiva arma e de seguida utilizará o pano vermelho.

– SILENT KILLING

Permitido quando o jogo tiver essa clausula , nesse caso o jogador abatido terá que fazer uma morte silenciosa também não gritando morto em vóz alta, apenas levanta os braços / arma e coloca pano vermelho por cima.

– DISTANCIA MÍNIMA DE TIRO ao Centro de Massa do Corpo:

Em Campo Aberto – 10 metros (mais ou menos)

Em CQB – 3 metros (mais ou menos)

Em jogos que não exista distancia mínima de tiro será afixada essa informação no Briefing de apresentação do jogo.

– HEADSHOTS:

Não Aconselhados no entanto podem acontecer, é uma questão de bom senso evitar sempre que possível os tiros na região da cabeça no entanto em jogos CQB a probabilidade de isso acontecer será maior , portanto aconselhamos mais uma vez a protecção facial integral.

– GRANADAS:

O uso de granadas CO2 em jogo será sempre anunciado em briefing pré jogo caso contrario não deverão ser utilizadas.

Pirotécnicas – Totalmente proibidas nos jogos realizados por ATACTEAM

Granadas de Gás CO2 poderão ser usadas de qualquer tipo de acordo com as leis em vigor e regras do airsoft.

– RESPAWN e Respectivos Tempos de Jogo:

Serão definidos segundo os tipo de jogo realizado.

Em jogos rápidos o tempo mínimo por cada jogador “morto” deverá realizar-se da seguinte forma – o jogador morto deverá contar até 60 em voz alta e de seguida entrar em jogo anunciando o facto.

– COMUNICAÇÕES

São aceites todo o tipo de comunicações via rádio ou de sinalização manual ,sendo que aconselhamos sempre a evitar o uso de “Radio jamming” nos nossos jogos.

No caso de haver mais que uma equipa no mesmo canal de comunicações pedimos que se proceda a troca por outro canal e respectivo CTCSS / DCS

– ACIDENTES EM JOGO

Os pontuais acidentes em jogo são da responsabilidade dos jogadores, sendo que posteriormente serão cobertos pelos seu seguro desportivo.

ATACTEAM  which means Advanced Tactics Airsoft Combat, Airsoft is a team (SoftAir) created by Maia Coimbra and Filipe Fernandes, in February 2011 and presented to the public on 12 June of the same year with an opening match.
The purpose of doing a team workout of this type, is able to practice oairsoft in contact with colleagues, friends and comrades and also participate in meetings and / or Regional Championships, National and International Airsoft.
The team A.T.A.C. also stems from the need to practice more and more, this activity within the safety rules and laws and their disclosure within the practitioners and the general public.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *